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As dez principais tendências globais de consumo para 2018

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As principais tendências de consumo deste ano englobarão o meio ambiente, bem-estar, comunidade, ativismo, compartilhamento, frugalidade e personalização, de acordo com a Euromonitor International.
 
Os líderes de beleza mais reativos têm incorporado esses temas em suas histórias de marca há anos, mas este último relatório sublinha a importância de mantê-los como parte de um esforço para atender ao consumidor médio e de como o processo continua a evoluir.

O ritmo frenético da indústria da beleza é impulsionado tanto pela moda quanto pelas influências socioeconômicas, tornando-se uma das categorias mais dinâmicas de bens de consumo em movimento rápido. O que faz ser ainda mais crucial tentar acompanhar o que os consumidores aprovarão no ano seguinte.

Aqui está a lista das dez principais tendências de consumo para 2018 tiradas do relatório publicado recentemente pela Euromonitor:

1. Clean Lifers: os consumidores adotam estilos de vida limpos, mais minimalistas, onde a moderação e a integridade são fundamentais. Popular em grupos de pessoas formadas de 20 a 29 anos de idade, uma nova geração de consumidores "de ponta" cresceu conhecendo profunda recessão, terrorismo e política problemática e tem uma visão de mundo mais ampla do que as gerações anteriores.

2. Os Mutuários: uma nova geração de participantes, locatários e assinantes de mentalidade comunitária está reformando a economia, fazendo com que o consumo conspícuo seja uma coisa do passado. Rejeitar bens materiais em favor de experiências e um estilo de vida mais livre, que caracterizou os hábitos de compra de milênios nos últimos anos, é uma tendência que continua a evoluir e se espalhar.

3. Chama Cultura: se é exibir uma queixa no Twitter, compartilhar uma mensagem viral ou assinar uma petição eletrônica, os consumidores estão tendo sua opinião. O "ativismo Hashtag", embora não novo, está rapidamente ganhando impulso à medida que o uso da internet explode e mais pessoas têm acesso às mídias sociais.

4. Está no DNA. Sou tão especial: a curiosidade crescente das pessoas sobre sua maquiagem genética – o que os torna tão especiais – e o crescente interesse em saúde e beleza personalizada estão alimentando a demanda por kits de DNA domésticos. Os consumidores visados variam desde o "bem preocupado" e aqueles curiosos sobre suas origens para fanáticos físicos e nutricionais difíceis.

5. Empresários adaptativos: estão cada vez mais buscando flexibilidade em seus estilos de vida e estão preparados para assumir riscos. Os Millennials especialmente têm uma natureza empresarial, afastando-se da carreira "tradicional" das 9h para 17h em direção a uma que oferece mais liberdade.

6. Ver no meu quarto: 2018 estará conectando a percepção e a realidade, mesclando imagens digitais com o espaço físico. Os consumidores poderão visualizar produtos antes de tentar ou comprar, tanto na loja quanto na internet. A chegada de smartphones ainda mais sofisticados em 2017 dá a tendência “Ver no meu quarto” acesso a uma maior funcionalidade, incluindo a tecnologia de realidade aumentada (AR).

7. Compradores investigativos: Com uma maior agitação política em 2017, a crise de confiança dos consumidores está se aprofundando e levando a um maior envolvimento e ação emocional. Eles permanecem céticos quanto aos produtos produzidos em massa e as motivações das empresas que os criam, mas estão cansados de ouvir uma retórica vazia e palavras de segurança tranquilizadoras.
8. Designers: O persistente impacto da crise financeira global incentivou os Millennials mais antigos e a Geração X a reavaliar seus hábitos de gastos. Simultaneamente, o aumento da economia compartilhada, com pioneiros como Uber e Airbnb, está erosionando seu desejo de possuir bens (veja Tendência dos Mutuários).

9. Co-Living: A tendência Co-Living floresceu entre os Millennials e naqueles com mais de 65 anos no espaço residencial. É uma forma de habitação onde os residentes compartilham espaço vital e um conjunto de interesses e valores. A tendência decorre de núcleos hiperurbanos que abraçaram a economia compartilhada como uma escolha de estilo de vida.

10. Os sobreviventes: 10 anos depois da crise de crédito que anunciou o início da Grande Recessão, a mentalidade frugal dos consumidores permanece entrincheirada. Apesar de melhorar as economias, o aumento dos rendimentos e a queda do desemprego, o fosso entre ricos e pobres é altamente visível, e aqueles que estão entre os baixos salários e os altos custos de vida ainda estão lutando para enfrentar a austeridade.

Os analistas da Euromonitor chamaram a atenção específica para o fato de que mais e mais consumidores estão sendo atraídos para sua maquiagem genética, o que, por sua vez, está alimentando um boom em produtos de saúde e beleza que são especificamente adaptados às suas necessidades.

Os varejistas globais devem ser favorecidos em 2018

E, por todos os lados, as previsões estão apontando para um ano favorável para as vendas no varejo, já que todos os indicadores para a economia global estão indicando uma recuperação contínua.

"Em 2018, as despesas de consumo deverão crescer em sua maior taxa desde 2011", disse o autor do relatório, Alison Angus, chefe de estilos de vida da Euromonitor International.

"Em geral, 2018 verá os consumidores continuarem a questionar seus valores, prioridades e decisões de compra; aprofundando seu engajamento nas marcas e questões que lhes interessam".
 
Fonte: Cosmetic Design

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